
Centro de Memória da Física Brasileira
Neste projeto foi realizado um estudo preliminar para um novo uso de um prédio, construído em 1950, que possivelmente seria demolido, e que, entretanto, possui uma grande relevância para a história e desenvolvimento da física no Brasil, além de ser um exemplar representativo do Modernismo, em leitura estética e arquitetônica de sua fachada e de alguns dos seus elementos.
Assim, foi apresentada uma proposta de projeto embasada em um vasto estudo sobre seu contexto histórico e suas particularidades estéticas e construtivas.


Visto suas alterações e descaracterizações ao longo dos anos, inicialmente foram apresentadas duas soluções: a primeira, que retornaria a estética "original" da cobertura e por consequência de todas as fachadas e a segunda, escolhida como a final, em que se voltaria uma parte desta estética, representando assim os dois momentos da edificação, com a cobertura e a fachada principal retornando ao primeiro momento e dos fundos mantendo como atualmente.
A ideia é que o espaço abrigue espaços multiusos, salas de reuniões, auditório, e um local de exposições referentes à memória da física.
Proposta 01




Proposta 02




Proposta Final






1ºpavimento e mezanino do 2º pavimento



Local para exposições


Auditório
